Belém sedia nos dias 25 e 26 de fevereiro, o seminário ‘Sobre Normas Internacionais de Contabilidade para pequenas e médias empresas' realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Pará. A expectativa da organização do evento é reunir 250 pessoas, entre profissionais, empresários, professores e alunos.
O evento pretende despertar a importância da efetiva participação no treinamento que objetiva capacitar e conscientizar os participantes sobre a necessidade de adoção da Contabilidade convergida às Normas Internacionais no controle da situação econômica e financeira das empresas, como instrumento eficiente e eficaz de gestão e alavancagem dos negócios empresariais.
No Brasil, onde 99% das companhias são micros, pequenas e médias empresas, o grande desafio para adoção do padrão internacional pelas pequenas e médias empresas é sair de uma situação de informalidade para um padrão de transparência contábil de alto nível. Os empresários desses segmentos devem ser informados sobre a obrigatoriedade e conscientizados da necessidade e, principalmente, das vantagens de se manter a contabilidade de acordo com as normas internacionais.
O CFC programou 24 seminários regionais sobre o tema. Em Belém, será ministrado pelo professor Ricardo Lopes Cardoso, professor Adjunto da Fundação Getulio Vargas, professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e funcionário da International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS Foundation).